Quais são as tendências dos Sistemas de Registro de Ponto?
O controle de ponto vem evoluindo ao longo dos anos, com mais ênfase na última década. E a tendência é que essa evolução se intensifique ainda mais daqui para a frente, acelerada pelo surgimento de novas tecnologias, bem como por novas necessidades legais.
Vamos citar algumas tendências bem como realidades já incorporadas aos sistemas da MaxSystem, e que trazem benefícios diretos às empresas de prestação de serviços de facilities e segurança patrimonial:
Dispositivos móveis
Uso de dispositivos móveis como celulares e tablets, com custos cada vez mais acessíveis se comparados a relógios de ponto tradicionais, além de incorporarem outras funções.
Reconhecimento facial
Utilização de reconhecimento facial em conjunto com dispositivos móveis, evitando fraude no registro do ponto.
Cerca virtual
Para as prestadoras de serviços como facilities e segurança patrimonial, a função de “cerca virtual”, através da geolocalização, permite saber se o funcionário realmente está no local de trabalho no momento de registro do ponto.
Centralização e gestão em tempo real
Agilidade no tratamento do ponto remoto, promovendo ações eficientes de cobertura e retorno aos tomadores de serviços;
Painéis de gestão e monitoramento centralizados para o registro remoto de presença, podendo inclusive efetuar a gestão de dispositivos móveis e dispositivos fixos (relógios e REP’s) no mesmo local.
Segurança
Segurança para prestadores e tomadores de serviços sobre a chegada do colaborador ao local de trabalho.
Funções adicionais ao registro de ponto
Com a utilização de dispositivos móveis, o registro de ponto, que é obrigatório, também pode ser um meio de comunicação da empresa com seus funcionários remotos, através de mensagens direcionadas ou pesquisas realizadas em tempo real;
Estabelecer e acompanhar o estado psicológico do prestador de serviços a distância, no momento do registro de ponto, podendo identificar alterações de humor, nervosismo e outros comportamentos que podem afetar seu trabalho.
Em que essas mudanças impactariam o seu RH?
Naturalmente, como um meio, a tecnologia deverá impulsionar o RH para um nível cada vez mais estratégico e conectado em tempo real aos colaboradores. Isso se notará por serviços essenciais que hoje são realizados manualmente e que passarão a ser automatizados, como por exemplo fechamento de ponto e controle diário de exceções, proporcionando tempo para a “real gestão do capital humano nas empresas”.
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